por Elizandra dos Santos
Não sei qual é o seu sonho, mesmo não lhe conhecendo, sei que existem algumas coisas que temos em comum e que acabam sendo verdades não absolutas, mas arriscaria em dizer coletivas: todos queremos ser felizes e buscamos ter resultados em alguma área da nossa vida, alguns, no amor, na saúde, no profissional, espiritual, financeiro, na aparência física, no intelectual e assim segue uma infinita lista de coisas em comum.
Alguns acreditam que sucesso é realizar aquilo que se deseja e outros defendem outras correntes, todos elas estão certas desde que faça sentido para o protagonista da sua própria história.
Você é um realizador ou um mestre em agradar pessoas?
Quantas vezes você disse sim quando lá no fundo queria dizer não?
Quantas vezes deixou de priorizar as suas coisas para ajudar os outros?
Não me entenda mal, ajudar é bom, mas observe se não faz por excesso, prejudicando a sua carreira profissional e a vida pessoal.
Quantas vezes reclamou que ajuda muitas pessoas, mas na sua vez ninguém se prontifica para ajudá-lo?
Lembre-se reclamar é arte de clamar mais do mesmo, se quer resultados diferentes é só mudar que tudo muda.
Quantas vezes deixou de expor as suas ideias por conta de pessoas próximas, que não são exemplos de sucesso, nem de realização e tampouco felicidade que gozariam de você?
Mesmo sabendo que essa exposição é necessária para sua evolução, quantas vezes você de deixou de expor por conta do excesso de querer agradar a todos?
Quantas vezes sentiu vontade de cancelar um encontro que não iria agregar valor na sua vida, mas foi só para ser visto como o bom, o amável ou querido?
O fluxo da realização do propósito da-se quando nos permitimos ser natural, sem reprimir as nossas emoções, respeitando a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.
É necessário aprender a dizer alguns nãos estratégicos para poder alcançar novos resultados e realizar os seus sonhos.
Se não fizer por si, ninguém fará.
Desejo a si muito sucesso, mas lembre-se que muitos deles antes de serem alcançados passam pelo processo da falha, frustração, rejeição, tentar várias vezes até ser compreendido e aceite pelo consumidor final.
Desistir ou persistir?
Desista de tudo aquilo que lhe afasta da realização dos seus sonhos e persista naquilo que lhe trará resultados a longo prazo.
Quantas vezes ignorou a sua voz interior que lhe alertava para sair de certos locais?
Agora conta-me, quando é que vai parar de se colocar na condição de vítima, sendo que tem total domínio e responsabilidade sobre si mesmo?
A mudança que procura, está na decisão que você não toma.
Existem vários recursos que pode utilizar para superar este vício excessivo de querer agradar a todos, tais como:
Buscar mais conhecimento para ter mais clareza;— Fazer sessões de Life Coaching;— Buscar ajuda de psicólogos ou psicanalistas;— Reservar tempo para meditação, entre outras práticas disponíveis para superar esse vício de querer agradar a todos a tempo integral.
Teste, avalie e aguardo pela sua opinião, será ótimo saber qual dos métodos foi funcional para si.
A Elizandra Dos Santos é especialista em Desenvolvimento Pessoal e Emocional em Angola. É empreendedora e a coautora do livro Extraordinary Women. As suas áreas de formação são Psicologia Positiva e Inteligência Emocional, Coaching Executivo e de Vida, Gestão Comercial e Marketing. É Analista DISC e formadora de alto impacto. A Elizandra é também aluna de Psicanálise e licenciada na Janela do Empreendedor em Angola.