História de destaque - Lioness Lean In Mozambique, 3 de abril de 2024
O primeiro evento da série anual dos populares Lioness Lean In Webinars de Moçambique para 2024 teve lugar na quarta-feira, 3 de abril. Organizado pela Lionesses of Africa em parceria, mais uma vez, com o Standard Bank, o tema do crescimento e da criação de postos de trabalho esteve bem presente nas mentes das mulheres empreendedoras. Com 140 participantes para iniciar a conversa, incluindo um painel de oradoras composto por 7 empreendedoras altamente experientes da comunidade Lionesses of Africa em Moçambique, o foco foi a partilha de experiências e aprendizagens. Crescênia Matsinhe, Diretora do Setor de Consumo, Indústria e Infraestruturas e Banca Comercial do Standard Bank Mozambique, partilhou a forma como o banco está a apoiar as mulheres empreendedoras e o seu crescimento este ano.
O primeiro Mozambique Lean In Webinar de 2024 foi lançado pela habitual Mestre de Cerimónia, Catia David, Gestora de Projetos da Incubadora do Standard Bank Mozambique, que, como sempre, incentivou as participantes a envolverem-se e a partilharem as suas ideias e experiências do evento matinal com as suas próprias redes. A também falou sobre o poder de contar histórias para fazer acontecer mudanças positivas na vida das mulheres empreendedoras em África. Ela disse: "Cada mulher empreendedora que está a construir um negócio sustentável aqui em Moçambique tem uma história única e impactante para contar. Convido-vos a partilharem as vossas histórias connosco; deixem-nos ajudar-vos a fazer com que essas histórias sejam ouvidas e lidas por possíveis compradores dos vossos maravilhosos produtos e serviços; deixem-nos ligar-vos a outras mulheres empreendedoras, para que possam construir as vossas próprias redes de negócios poderosas para um ano de impacto e crescimento em 2024.”
A fundadora e CEO da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, foi a primeira oradora a abrir o programa e, no seu papel de coanfitriã, deu as boas-vindas a todos os participantes no evento e falou sobre a ambição e a concretização dos objetivos de crescimento em 2024. Partilhou algumas ideias de outras mulheres empreendedoras que alcançaram um crescimento significativo no ano passado e deu conselhos práticos sobre como desenvolver uma mentalidade de crescimento para o ano que se inicia. Melanie afirmou: "A ambição e o sucesso são contagiosos e, se nos rodearmos das pessoas certas que partilham os nossos objetivos e a nossa filosofia de vida, o seu sucesso também nos contagiará. Hoje, estão rodeadas pelas vossas companheiras Leoas que partilham o vosso percurso, pelo que vos encorajo a percorrê-lo juntas e a apoiarem-se mutuamente todos os dias até alcançarem o sucesso.”
A próxima oradora do progama foi Crescênia Matsinhe, Diretora do Setor de Consumo, Indústria e Infraestruturas e Banca Comercial do Standard Bank Mozambique. Crescênia partilhou ideias e conselhos sobre a forma como o banco ajuda as mulheres empreendedoras a compreender melhor as suas necessidades durante o seu percurso de crescimento e convidou cada participante a contactar e a marcar reuniões e conversas individuais com especialistas do Standard Bank.
Como sempre acontece em cada um dos Lioness Lean Inn Webinars, mulheres empreendedoras inspiradoras são convidadas a partilhar as suas histórias e experiências de criação de empresas com os participantes. Neste primeiro evento do ano, foi a vez da experiente e bem-sucedida Rukssana Saide, fundadora da Dream Agrobusiness Lda, falar sobre o seu percurso empresarial. A paixão pela terra, o sentido de responsabilidade de contribuir para a transferência de conhecimento a quem não tem acesso a ele, a desmistificação do paradigma da agricultura de pequena escala para os menos escolarizados e da agricultura comercial para os estrangeiros e a vontade de desenvolver a comunidade e impulsionar os outros, inspiraram-na a iniciar o seu negócio. Atualmente, a sua atividade centra-se na produção, comercialização e assistência a pequenos produtores. A Dream Agrobusiness possui um campo de produção, gera a sua própria produção agrícola, compra os excedentes aos pequenos produtores e presta assistência aos pequenos produtores. A sua gama de produtos inclui grãos, sementes oleaginosas e cereais.
A segunda empreendedora a partilhar a sua história foi Amirah Adam, fundadora da Mira La Mira Têxteis, uma empresa especializada no design de impressão têxtil, design de comunicação e marketing, produção de acessórios e vestuário personalizado e venda de artigos têxteis. O design de impressão têxtil é um novo conceito para o mercado moçambicano. A Amirah e a sua equipa construíram uma base de clientes constituída por designers de moda que procuram tecidos alternativos e que desejam personalizar as impressões nos seus tecidos, para tornar os seus produtos finais mais originais.
Com base na investigação em curso da Lionesses of Africa sobre as mulheres empreendedoras como importantes criadoras de emprego, foi realizada uma rápida "sondagem de opinião" durante o evento, questionando as mulheres empreendedoras participantes sobre as suas intenções de criar novos postos de trabalho em 2024. Das 64 empreendedoras que responderam, 58 afirmaram que iriam criar novos postos de trabalho nos próximos 12 meses, em comparação com apenas 6 que afirmaram que o número de postos de trabalho se manteria inalterado. Estas rápidas informações da sondagem corroboram as conclusões da investigação da Lioness Data dos últimos três anos, que indicam que as mulheres empreendedoras estão empenhadas em desempenhar o seu papel na criação dos tão necessários postos de trabalho através das suas empresas.
Uma parte importante do programa é a sessão Lioness Launch, durante a qual as empreendedoras moçambicanas que têm novos produtos e serviços para anunciar têm a oportunidade de os apresentar à audiência. Neste 1º evento Lioness Lean In, duas empreendedoras com empresas e ofertas de produtos muito diferentes tiveram a oportunidade de os apresentar a potenciais clientes. A primeira foi Solange Correia, fundadora da Consultoria e Formação Parental, uma empresa especializada no acompanhamento e apoio aos pais na educação dos seus filhos, privilegiando a harmonia e o respeito por todos os membros da família. Depois de uma apresentação bem-sucedida e apaixonada de Solange, foi a vez da experiente empreendedora em série Patrícia Vasco, escritora de O Kaio e o Cão Panda. Patrícia lançou o seu mais recente projeto empresarial, um novo e empolgante livro e recurso educativo para crianças e pais.
A última parte do programa, e a mais interativa, foi a sempre popular sessão Lioness Launch Open Mike, na qual três empreendedoras foram convidadas a apresentar os seus novos produtos em apenas 4 minutos cada. Elisabeth Veloso, fundadora da Chicoxana; Milene Mucache, fundadora da MV Health Consultancy Service; e Nuria Arbelo, fundadora da Brincadeira, apresentaram com êxito os seus novos produtos e negócios, conquistando potenciais novos clientes e promovendo a notoriedade da marca. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas com o público, que permitiu aos participantes colocar questões e aprender mais com todas as empreendedoras que estiveram presentes no evento. Como sempre, a sessão foi animada e informativa.
O Lioness Lean In Webinar foi encerrado por Melanie Hawken, fundadora da Lionesses of Africa, que agradeceu a presença de todos e incentivou as empreendedoras a partilharem as histórias das suas empresas nas plataformas da Lionesses of Africa. Encorajou também os participantes a subscreverem gratuitamente a newsletter digital diária Bom Dia Leoas, que é um recurso maravilhoso para as mulheres empreendedoras patrocinado pelo Standard Bank.
O próximo evento Mozambique Lioness Lean In decorrerá em julho de 2024, cujos detalhes serão anunciados em www.lionessesofafrica.com