por Mircea Neto
É uma palavra que todo mundo conhece que tem cerca de 39 sinónimos e que carrega um significado imenso, porque sem apercebermo-nos todo novo dia há um desafio a ser enfrentado.
Enquanto mais novas, o nosso maior desafio é reter a atenção exclusiva dos nossos pais, depois passa por começar a dar os primeiros passos, acordar todos os dias para ir a escola, ser boa aluna, ser a primeira da sala, terminar a formação no tempo certo...
A palavra desafio é algo que está intimamente ligada a existência humana, ao longo da vida nos é passada a ideia de que o desafio está estreitamente ligado a uma outra pessoa e crescemos, vivemos a pensar no outro e nunca focamos em nós mesmas.
O maior de todos os desafios é o autoconhecimento, se desde cedo nos fosse transmitida essa forma de pensar, perceberíamos que a forma como estruturamos a nossa vida, em nada tem a ver com o nosso verdadeiro EU.
Quando iniciamos a jornada do autoconhecimento , ampliamos a consciência de nós mesmas e com isso, torna-se mais fácil fazer escolhas, adquirir inteligência emocional, experimentar coisas novas e desenvolvemos com maior facilidade a auto-responsabilidade. Resumindo o autoconhecimento é libertador...
Tão libertador que começamos a perceber que o self care é uma necessidade imperiosa para a mulher e não um acto de egoísmo como nos foi incutido ao longo de várias gerações.
Infelizmente, muitas mulheres acabam por ter conflitos internos pela falta de equilíbrio em suas vidas. E não é porque elas querem, é porque não sabem como se reconhecer como um ser único, com vontades, sonhos e desejos, tudo o que lhes foi tirado a centenas de anos atrás.
Que o autoconhecimento faça parte de cada etapa de crescimento de nós mulheres, para que com isso consigamos ser mais livres e enfrentarmos o desafio do empreendedorismo e da liderança sem medo.
Convido a cada mulher a inicir este percurso tão importante e não ter medo das descubertas que sairão deste processo.
A Mircea Neto é uma mulher empreendedora e uma médica baseada em Angola. Tem um negócio de catering, o Le Bon Vivant, que diz ser também o lema que a define. A Mircea passou algum tempo no Reino de Marrocos, onde frequentou a Universidade Mohamed V, em Soussi Rabat, e aprendeu a língua francesa. Licenciou-se na Universidade Estatal de Medicina Rostov-on-Don, na Federação Russa. Agora, para a Mircea, o desafio é continuar a sua jornada empresarial no ramo da restauração juntamente com os seus dois cofundadores e alcançar os seus objetivos.
E-mail: mirceajawara@yahoo.com.br